22 de nov. de 2006

Google Office (?)

Já tinha lido muitos consultores e colunistas profetizando que o futuro dos Offices seriam online, também achava que seria, mas não imaginava que seria tão cedo. O Google criou um serviço chamado Google Docs & Spreadsheets! (editor de texto e planilha de cálculo). Fiz uma análise rápida e achei bem interessante, vários recursos.

1.) O Google Docs faz correção ortográfica (Em vários idiomas, inclusive em Pt-Br), salva no Formato do MS Word, do Open Office, em PDF, em RTF, HTML, etc.

2.) O Spreadsheets também tem bastante recursos interessantes, com destaque pra grande quantidades de fórmulas.

Eles ainda permitem fazer o upload de documentos, editá-los, compartilha-los (
é praticamente o "Meus Documentos" online!). O serviço ainda é em inglês, mas a interface é bem intuitiva, acho que a tradução não deve demorar pra acontecer. Deve ter muito mais coisa, mas eu olhei bem rápido.

No momento em que o OppenOffice conquista cada vez mais usuários, e o MS Office também "faz seu barulho" com uma nova versão (bonita, mas com a mudança da interface), ainda não esperava esse lançamento (mas suspeitava que seriam eles os pioneiros, afinal o Google vai dominar o mundo!). O Google já tem seu email, seu calendário, seu editor de texto, seu bloco de notas, sua planilha de cálculo, e um monte de outras ferramentas onlines (e algumas pra desktop). Todas com a qualidade do Google.

Nenhum comentário: