18 de nov. de 2006

O Internet (?) Banking do Banespa

A grande maioria das minhas operações financeiras estão na Caixa Econômica Federal, mas minha esposa ainda tem conta no Banespa. Fazia algumas semanas que ela não conseguia acessar o internet banking deles, numa conversa com meu irmão ele comentou que tinha ligado pro suporte e foi dito que o problema era o Firefox.

Tem algo errado lá, fica complicado eles me falarem que eu tenho que usar um browser muito menos seguro (IE) pra acessar meus dados bancários! Eu só posso acessar se estiver no windows? Mas se eu estiver usando linux? E o pessoal do mac?

Por definição a internet é a rede, o meio que eu uso pra acessá-la deve ser indiferente. Essa é uma questão que eu batia muito quando trabalhava com programação: as "linguagens" da web tem um padrão divulgado no w3c, se seguir o que está lá funciona em qualquer navegador. O pessoal que cuida do Firefox aqui no brasil não tem meias palavras: "É um reflexo da baixa qualificação do responsável pela página." Eu concordo em 100%.

Uma empresa do tamanho do Banespa tem a obrigação de ter seu site todo funcionando não só no I.E., mas no Firefox, no Safari, e vários outros bons navegadores.

Mas é pedir muito pra uma empresa onde um atendente do BankFone não soube explicar (pro meu irmão) o que era "endossar" o cheque.

Nenhum comentário: