7 de nov. de 2006

A MS acha que somos todos piratas

Uma das coisas que sempre me irritou é ser tratado mal/errado por culpa dos outros! Não é segredo pra ninguém que a Microsoft é uma das maiores vítimas da pirataria (mas no início foi beneficiada com a divulgação e popularização de seus produtos), mas ela resolveu generalizar.

Já faz um tempo que ela inventou a "Ferramenta de Validação de Vantagens do Windows Original", isso nada mais é do que um spyware (por mais que eles neguem) que colhe as informações do seu windows (numero serial, etc). Pra atualizar no Windows Update (ou vários outros downloads) eles "conferem" seu windows. Eles devem pensar que quem tem windows original não deve se incomodar e quem tem pirata não pode reclamar (apenas nesse último quesito eles tem um pouco de razão).

Mas eu me incomodo! Não aceito essa generalização, não posso ser tratado como pirata! Tudo bem que eu tenho banda larga e um hd com espaço sobrando, mas essa ferramenta pra verificar consome banda (que fosse 1 bit), me faz esperar mais na pagina do update (que fosse 1 segundo) e ocupa espaço no meu hd (que fosse 1bit), além disso pode ser considerado invasão de privacidade (esse roubo de informação), eu não deveria ser obrigado a disponibilizar nada disso pra eles, mas eles sim são obrigados a corrigirem os defeitos do seu sistema.

Lembro que já fiz uma reclamação parecida para a Net (tv a cabo), quando eu cancelei. Reclamei deles me obrigarem a usar conversor, isso era é me tratar como se eu fosse piratear os pontos (eu pagava mais de 100 reais, não aceitaria nem a insinuação). Além do mais fui prejudicado pois não podia mas assistir um canal enquanto meu vídeo cassete (ainda tenho) gravava outro, não poderia usar dos recursos de uma tv com picture-in-picture (aquela que você assiste um canal e num quadro no canto da tela aparece o que está passando em outro). Eles me ofereceram um desconto pra não cancelar, mas nada fizeram pra resolver minha queixa.

Com a Microsoft eu não reclamei, sei que ela já respondeu judicialmente (não sei se ganhou ou perdeu) por invasão de privacidade neste caso, mas não vou demorar muito pra migrar totalmente pro linux. Eu já uso vários freewares e softwares livres (firefox, thunderbird, gimp, openoffice, etc), mexo eventualmente no desktop do linux(Kde), acredito que não vou sentir tanto a mudança.

Um comentário:

Anônimo disse...

Lindo será o dia em que não precisaremos mais usar a bosta do Windows... Pois esse Vista que vem aí parece que é pior, muito pior...

Abraço Fabião!