8 de fev. de 2010

Cotas para estudantes de escola pública

Semana passada eu vi na televisão (acho que foi no Jornal Hoje ou no Jornal Nacional) uma matéria sobre a Universidade Federal de Sergipe, onde foi comentada a reserva de 50% das vagas para alunos que estudaram na rede pública. A matéria mostrou alunos reclamando que não foram aprovadas por causa das cotas, mas que tem nota (no vestibular) melhor que os cotistas.

Eu acho esse sistema de cotas para estudantes de escola pública excelente:

  • Se a faculdade é gratuita, deve ser pra quem não tem condição de pagar. Se conseguiram pagar escolas particulares (com suas mensalidades astronômicas) e os cursinhos, então provavelmente conseguirão pagar também a universidade.
  • Isso cria um tendência de estudantes de escolas particulares migrarem para a escola pública, o que criará uma necessidade de melhora no nível das escolas públicas.
  • É inclusão social.
E esses pontos são de uma visão bem simplista, se me aprofundar mas dá pra colocar vários outros argumentos.

Mas eu sou suspeito, sempre estudei em escola pública:
  • Ensino Fundamental (na minha época era 1º Grau) eu fiz na Escola Municipal de Primeiro Grau "Cidade de Santos"
  • Ensino Médio (na minha época era ensino médio, e eu fiz técnico em Informática Industrial junto) eu fiz na Escola Técnica Federal de São Paulo - UnED Cubatão.
  • Ensino Superior eu fiz na Fatec BS (Faculdade de Técnologia do Estado de São Paulo)
No meu caso foi escola municipal, federal e depois estadual. Sempre ensino gratuito, e sempre ensino de (muita) qualidade.

Nenhum comentário: